segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Tribo indígena brasileira ameaçada por madeireiros

A organização Survival International revela fotos inéditas de índios isolados, que vivem no Brasil perto da fronteira com o Peru. As imagens mostram uma comunidade próspera e saudável, mas cuja sobrevivência está em perigo sério com a entrada de madeireiros ilegais que invadem o lado peruano da fronteira (mais fotos aqui).

A sobrevivência desta tribo de índios brasileiros está em perigo, com a entrada de madeireiros ilegais vindos do Perú

As autoridades brasileiras acreditam que o fluxo de madeireiros está empurrando os índios isolados do Peru para o Brasil, e os dois grupos tendem a entrar em conflito.
Como indica a Survival, as imagens foram captadas por uma organização de defesa dos índios brasileiros (Departamento dos Assuntos Indígenas do Brasil), que autorizou a sua utilização numa campanha para proteger o seu território.
Apesar de todos os contactos com o governo peruano para terminar esta invasão ilegal de madeireiros, pouco ou nada tem sido feito.
Para Stephen Corry, director da Survival "Os madeireiros ilegais irão destruir essa tribo. É vital que o governo peruano os detenha enquanto é tempo. As pessoas nas fotos estão evidentemente bem, e o que precisam de nós é que ajudemos a proteger seu território, para que possam tomar as suas próprias decisões sobre o futuro.
Mas essa área está em risco real, e se a onda de extração ilegal de madeira não pára rapidamente, eles ficam sem futuro. Isto não é apenas uma possibilidade: é história irrefutável, reescrita sobre os túmulos de inúmeras tribos nos últimos cinco séculos".
Fonte: Survival International / ÚltimoSegundo

Sem comentários: