segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Apollo 14 foi há 40 anos

Apollo 14 foi a oitava missão tripulada do programa Apollo dos EUA, a terceira a pousar na Lua. Foi comandada por Alan Shepard, o primeiro norte-americano a ir ao espaço, dez anos depois da sua viagem pioneira do Projeto Mercury.
Apollo 14 foi lançada em 31 de janeiro de 1971 e quatro dias depois, Shepard e Edgar Mitchell desceram na Lua, com o módulo lunar Antares, na formação de Fra Mauro.

Antares, o Módulo Lunar da Apollo 14, na formação Fra Mauro da Lua mostra um reflexo circular causado pelo Sol brilhante. Segundo os astronautas, parecia uma jóia. No extremo esquerdo pode ver-se o início do sopé da cratera Cone. Crédito: NASA

Os dois astronautas passaram cerca de 33 horas na Lua, das quais 9 horas e meia em actividades fora do módulo lunar, sobre a superfície do nosso satélite. Durante este tempo recolheram 42 Kg de rochas e realizaram experiências científicas diversas, incluindo estudos sísmicos. Foi aqui que o comandante Shepard deu as suas famosas tacadas numa bola de golfe que levou da Terra, acertando apenas à terceira tentativa e que atirou a bola para longe da vista.
Para estes dois astronautas a missão foi cansativa, eles caminharam bastante e chegaram a subir uma colina, a cratera Cone, que ficava perto de Fra Mauro, para fazer o seu estudo geológico. Na realidade, era este o objectivo principal desta missão Apollo, mas que não foi totalmente atingido porque os astronautas, por falta de tempo, não conseguiram chegar exactamente ao bordo da cratera. No entanto demonstraram que era possível caminhar no solo lunar.
Lunar Reconnaissance Orbiter da NASA, ou LRO, fotografou os locais de pouso das missões Apollo, em julho de 2009. As fotos mostram os módulos de descida das missões Apollo na superfície lunar, como longas sombras de um ângulo de sol baixo (pode ver-se aqui todas as fotos).

Módulo lunar de descida Antares da Apollo 14 (imagem equivalente a 538 metros)

Módulo lunar de descida, Antares, da Apollo 14, a sua sombra, o "Apollo Lunar Surface Experiment Package", um conjunto de instrumentos científicos deixados na superfície lunar e ainda o trajecto da caminhada dos astronautas.
A NASA oferece um recurso interactivo para conhecer melhor a missão Apollo 14 e as outras misões do projecto Apollo.
Crédito das imagens: NASA/Goddard Space Flight Center/Arizona State University
Fonte: NASA / wikipédia

Sem comentários: