domingo, 9 de janeiro de 2011

Os piolhos revelam que o homem usa roupa há 170 mil anos

Um estudo da evolução dos piolhos, publicado na revista Molecular Biology and Evolution (Open Acess), revelou que o homem moderno começou a vestir-se há cerca de 170 mil anos.
O investigador David Reed, do Museu de Historia Natural da Flórida, durante cinco anos analisou sequências de ADN para calcular quando os piolhos da roupa começaram a divergir geneticamente dos piolhos da cabeça.

Piolho da cabeça - Fonte: wikipédia

Os piolhos são parasitas sugadores de sangue que acompanharam o homem desde os eventos mais antigos aos mais modernos da sua evolução. A relação permite que os cientistas aprendam sobre as mudanças evolutivas no hospedeiro com base nas alterações do parasita.
Constituem uma fonte ideal para determinar quando os hominídeos começaram a usar roupa. O desenvolvimento de roupas provavelmente ocorreu depois que os humanos perderam a cobertura de pêlos do corpo e passaram a sentir mais o frio.

O piolho da roupa(corpo) surgiu quando o homem se vestiu - Fonte: wikipédia

O piolho humano ( Pediculus humanus ) é uma única espécie (parasita) que ocorre em dois tipos ecológicos (piolhos de cabeça e de vestuário) com diferenças morfológicas, comportamentais e ecológicas. A perda de pêlos no corpo humano restringiu os piolhos à cabeça, divergindo posteriormente quando surgiu um novo nicho, isto é, a roupa. Sendo assim, saber quando os piolhos da cabeça e os piolhos da roupa começaram a divergir indica a data em que os seres humanos passaram a usar vestuário regularmente.
Segundo o estudo publicado, o uso regular de roupas deve ter ocorrido há 170 mil anos, coincidindo com o início de uma Idade de Gelo e com o Homo sapiens em África, o que reforça uma tendência geral do desenvolvimento do homem moderno em África, durante o Pleistoceno Médio-Superior. A saída de África deu-se quando o homem moderno decidiu usar peles para se cobrir.
Fonte: Estudo publicado / El Mundo.es

Sem comentários: