domingo, 30 de janeiro de 2011

Os pintos têm sons próprios para reclamar a sua comida

Tal como acontece com os bebés, que choram quando têm fome, as crias de aves também emitem sons específicos para chamar a atenção dos pais que querem comer. Uma equipa de ornitólogos alemães e suissos chegou a esta conclusão, depois de estudar uma colónia de pássaros 'Ploceus jacksoni', no Lago Baringo, no Quénia.

Os pais distinguem as suas crias pelos sons que emitem. Esta espécie, 'Ploceus jacksoni', emite, primeiro, um som parecido com um apito e, em seguida, um trinado. Com fome, o silvo é mais curto e o trinado mais enérgico.
Fonte: wikipédia

Já se sabia que os pássaros são capazes de distinguir as suas crias pelos sons que emitem, mesmo no meio de outras aves. O estudo publicado na revista BMC Ecology, permite concluir que também conseguem perceber quando as crias têm fome, e até se estão muito ou pouco famintas.
Os investigadores instalaram câmeras e microfones, nos ninhos, e gravaram o seu comportamento e os sons que eles emitem. Verificaram que, à medida que vão tendo mais vontade de comer, os sons das crias eram mais volumosos e enérgicos. Elas modificavam a duração, o tom e a amplitude das suas chamadas de atenção, tornando-as cada vez mais distintas das dos seus companheiros.
Fonte: El Mundo

Sem comentários: