domingo, 23 de janeiro de 2011

Aerossóis na atmosfera de Marte

Aerossóis na atmosfera de Marte - Crédito: NASA/JPL/University of Arizona

Observação de aerossóis (partículas de poeira e gelo) em suspensão na atmosfera de Marte e outras depositadas no solo, obtida a partir de imagens da câmara HiRISE do Mars Reconnaissance Orbiter, da NASA, em 14 de Novembro de 2010.
No inverno, a região polar sul de Marte fica coberta por uma camada de gelo de dióxido de carbono (gelo seco). Na primavera, o gelo sublima ( passa directamente a gás) a partir do topo e no fundo da camada de gelo sazonal (tipicamente com dezenas de centímetros de espessura), aumentando a pressão da atmosfera rarefeita de Marte.
Quando há fendas no gelo o gás escapa-se vindo debaixo, transportando partículas finas da superfície do planeta até ao topo. As partículas maiores voltam a cair no chão, formando depósitos em forma de leque e orientados de acordo com os ventos locais.
Na imagem podem ver-se as partículas finas (poeiras) em suspensão na atmosfera de Marte a nível local sobre as fissuras assim como o tom azulado sobre as regiões com os leques.
Nas regiões sem os leques, onde o gás e o pó da superfície não escapam para a atmosfera, a superfície tem um tom mais rosado.
Fonte: HiRISE

Sem comentários: