segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Hubble descobre que as pequenas anãs vermelhas têm grandes explosões estelares

O monitoramento de mais de 200 mil estrelas da Via Láctea revelou que as pequenas estrelas anãs vermelhas, que são menores que o Sol, podem desencadear erupções poderosas, conhecidas por "flares" estelares, libertanto grandes quantidades de energia, equivalente à potência de 100 milhões de bombas atómicas explodindo simultaneamente.

Erupção estelar numa anã vermelha (representação artística) - Crédito: NASA, ESA, and G. Bacon (STScI)

As anãs vermelhas são as estrelas mais abundante no nosso universo, supostamente hospedeiras de numerosos planetas. No entanto, as erupções estelares tornam pouco provável ou impossível a vida em muitos destes mundos exteriores bombardeados com luz ultravioleta, explosões de raios-X e jatos de partículas do vento estelar.
Estas explosões ou "flares" são erupções súbitas de plasma quente que ocorrem como consequência de poderosos campos magnéticos na atmosfera da estrela.
Ao estudar a luz de 215 mil estrelas anãs vermelhas velhas, encontradas nas observações do Telescópio Espacial Hubble da NASA, durante sete dias, os astrónomos descobriram 100 explosãoes estelares.
Fonte: Hubble NewsCenter

Sem comentários: