terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Messier 82 observada em raios X pelo Chandra

Nova imagem da galáxia Messier 82, observada pelo Observatório Chandra X-ray, da NASA, mostrando uma intensa formação de estrelas. M82 está localizada a cerca de 12 milhões anos-luz da Terra e é o local mais próximo do nosso planeta com condições semelhantes às do universo quando era mais novo e com uma taxa de formação de estrelas muito superior à de uma galáxia normal.

M 82 (Galáxia do Charuto) observada pelo Chandra (os raios X de baixa, média e alta energia são vermelhos, verdes e azuis respectivamente)

O nascimento "explosivo" de estrelas pode ser causado por um encontro próximo ou colisão com outra galáxia, enviando ondas de choque que atravessam a galáxia. Supõe-se que M 82 teve um desses encontros com a sua vizinha galáxia M 81.
Nesta imagem do Chandra, M 82 (Galáxia do Charuto) é vista de lado numa direcção transversal (10 horas para 16 horas), onde os raios X de baixa, média e alta energia são vermelhos, verdes e azuis respectivamente.
Entre os 104 pontos, como fontes de raios-X na imagem, oito até agora têm sido observados muito brilhantes em raios-X e sofrem alterações claras no brilho por períodos de semanas e anos. Isto significa que podem ser buracos negros atraindo material de estrelas companheiras, que são muito mais massivas que o Sol.
As observações do Chandra também são importantes para entender a frequência com que as supernovas explodem em galáxias do tipo de M82. Quando as ondas de choque atravessam a galáxia, empurram as nuvens gigantes de gás e poeira, que colapsam e formam estrelas de grande massa. Estas estrelas, por sua vez, gastam o seu combustível rapidamente e explodem como supernovas. Essas supernovas produzem bolhas de gás em expansão, com milhões de graus de temperatura, que se estendem por milhões de anos-luz de distância a partir do disco da galáxia. Essas bolhas são vistas como as grandes áreas vermelhas, para cima e para baixo do plano da galáxia.
Fonte: NASA

Sem comentários: