domingo, 30 de janeiro de 2011

A Pata do "Gato Cósmico" (NGC 6334)

Nebulosa Pata de Gato (NGC 6334) - Crédito: ESO

A Nebulosa Pata de Gato (NGC 6334), uma vasta região de formação de estrelas. A imagem foi obtida com o Telescópio MPG/ESO, no Observatório de La Silla, no Chile. Combina imagens obtidas com filtros azul, verde e vermelho, bem como um filtro especial para deixar passar a luz de hidrogénio incandescente.
NGC 6334 fica a cerca de 5.500 anos-luz da Terra, na constelação de Escorpião. A nuvem de gás inteiro tem cerca de 50 anos-luz de diâmetro.
Esta nebulosa é uma das regiões mais activas, na nossa galáxia, de formação de estrelas massivas. Ela esconde estrelas recém-formadas, azuis  e brilhantes, com quase 10 vezes a massa do Sol, nascidas nos últimos milhões de anos e, ainda, proto-estrelas enterradas na poeira e difíceis de observar. A Nebulosa Pata de Gato pode conter dezenas de milhares de estrelas.
A nebulosa parece vermelha porque a luz azul e a verde são dispersas e absorvidas de forma mais eficiente pelo material entre a nebulosa e a Terra. A luz vermelha resulta sobretudo do gás hidrogénio incandescente por acção do brilho intenso das estrelas jovens e quentes.

Nebulosa Pata de Gato, em infravermelho, observada pelo Telescópio VISTA
Crédito: HST/NASA/ESA

Fonte: ESO

Sem comentários: