sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Satélite Glory - nova missão de observação do clima da Terra

Brevemente a NASA vai iniciar uma nova missão de observação da Terra -o satélite Glory (Glória), cujo lançamento está previsto para 23 de Fevereiro. O satélite vai estudar os papéis de dois elementos críticos do sistema climático da Terra: a irradiância solar (insolação) total e as partículas em suspensão na atmosfera, os aerossóis. Ambos têm significativos efeitos directos e indirectos sobre o clima da Terra.

A missão Glory vai melhorar a nossa compreensão de como o sol e os aerossóis atmosféricos afectam o clima da Terra
Crédito: NASA

Os dois instrumentos a bordo do Glória irão fornecer novos dados aos climatólogos de modo a tornar mais precisos os modelos climáticos, numa altura em que o clima da Terra está em constante mudança. As suas informações são essenciais para prever futuras mudanças climáticas. O Aerosol Polarimetry Sensor (APS) vai recolher informações sobre os aerossóis no ar e que podem afectar o clima, a absorção e a irradiação da luz. O Total Irradiance Monitor (TIM), vai medir a intensidade da radiação solar no topo da atmosfera terrestre.
Pretende-se calcular, com a maior precisão possível, a quantidade de energia que entra e sai da atmosfera da Terra, ficando a conhecer melhor os impactos dos aerossóis e da variabilidade solar a longo prazo, que ainda não estão tão esclarecidos como os efeitos dos gases de estufa no clima do nosso planeta.
As partículas de aerossol, ou os gases que levam à sua formação, podem vir dos escapes dos veículos e ventos do deserto, da água do mar e fogueiras, erupções vulcânicas e fábricas. Mesmo as florestas, os solos, ou comunidades de plâncton do oceano podem ser fontes de certos tipos de aerossóis.
Embora considerada constante em sentido amplo, na verdade a radiação solar oscila ligeiramente como os ciclos de sol com períodos de actividade mais intensa e menos, aproximadamente a cada onze anos.
Depois do lançamento, Glory irá participar de um grupo de satélites designado por "A-Train", que voam em órbitas terrestres baixas ( LEO ), inclusivamente o Aqua e os satélites Aura, um "super-observatório" da Terra.



Fonte: NASA

Sem comentários: