sábado, 22 de janeiro de 2011

Veículos de transporte para a Estação Espacial Internacional

Nos dois primeiros meses de 2011, a Estação Espacial Internacional vai receber quatro veículos espaciais, com mais de 11 toneladas da carga, onde se inclui alimentos, computadores, equipamento médico, peças sobressalentes e equipamentos científicos, para além dos artigos de uso diário pelos astronautas.

A Estação Espacial Internacional recebe vários veículos espaciais com astronautas e abastecimentos
Crédito: NASA

São naves transportadoras do Japão, Europa e Rússia, seguidas pelo vaivém espacial Discovery, no final de Fevereiro. Pela primeira e única vez as quatro naves podem ficar acopladas à ISS.
O Kounotori 2 (cegonha-branca), também conhecido por HTV2 desenvolvido pela "Japan Aerospace Exploration Agency" (JAXA) (Agência de Exploração Espacial Japonesa), foi lançado hoje com sucesso a bordo do veículo lançador, o foguetão H-II-B, da base de Tanegashima, no Japão. A sua chegada à estação está prevista para o dia 27 de Janeiro.
HTV2 é uma nave espacial não tripulada, de transporte de carga externa e interna e hardware para a estação. Além do vaivém espacial, o HTV é o único veículo capaz de transportar cargas externas para a ISS.

O braço robótico "Canadarm2" da ISS agarra o veículo japonês Kounotori 1. Fará o mesmo com Kounotori 2 
Crédito: NASA

Quando o transportador se aproximar da estação, será agarrado pelo braço robótico "Canadarm2", tal como aconteceu com o veículo seu antecessor, o HTV1.
HTV2 deverá permanecer, cerca de dois meses, atracado à ISS. Vai ser preenchido com o lixo da estação antes de partir e ser desintegrado na atmosfera terrestre, sobre o Oceano Pacífico.
Uma semana depois do lançamento de HTV2, em 28 de Janeiro, a Agência Espacial Federal Russa irá lançar a missão de reabastecimento Progress 41 para a estação. A sua partida será no Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, na mesma plataforma de lançamento usada para lançar tripulantes para a ISS.

Progress é uma versão automatizada e não tripulado da nave Soyuz, que é usada para levar abastecimentos e combustível para a Estação Espacial Internacional - Crédito: NASA

A nave vai entregar, entre outros, alimentos, água, combustível, ar, equipamentos e material para pesquisa. Progress 41 deverá ficar acoplada à Estação até Abril, enquanto vai sendo carregada com resíduos. Tal como HTV2, depois de reentrar na atmosfera terrestre também será desintegrada.
Em 15 de Fevereiro está programado o lançamento de outro veículo de transporte, ATV da Agência Espacial Europeia (ESA), que será o maior e mais pesado a abastecer a estação espacial quando os vaivéns forem retirados de serviço. É transportador Johannes Kepler (ATV2), o segundo destes veículos a partir da plataforma de lançamento de Kourou, na Guiana Francesa.

ATV é o veículo de transferência automatizado da ESA - Crédito: NASA

ATV serve como um transportador de carga, instalações de armazenamento e também é capaz de ajudar a ajustar a órbita da estação com os seus propulsores.
O veículo ATV, sendo uma nave espacial versátil, e o laboratório Columbus são as principais contribuições da Europa para a estação, que é dependente de entregas regulares de propulsores e equipamentos experimentais, bem como alimentos, ar e água para os astronautas.
ATV2 deverá permanecer em órbita com a ISS cerca de três meses. Depois de carregado com resíduos da estação, partirá para também ser desintegrado durante a descida na atmosfera terrestre.

Vaivém espacial Discovery e nave Soyuz acoplados à ISS - Crédito: NASA

No final de Fevereiro, a estação vai receber o vaivém espacial Discovery, com lançamento previsto para 24 de Fevereiro., com uma missão de apoio e transporte. Nesta viagem segue o Robonauta 2 ou R2, um assistente robótico que pode trabalhar junto com os seres humanos.
Em Março chegam à Estação Espacial Internacional três membros da expedição 27, transportados pela nave espacial Soyuz TMA-21.

Nave russa Soyuz para transporte de astronautas - Crédito: NASA

Se todos os lançamentos ocorrerem como estão programados, será a primeira e única vez que todos os veículos disponíveis actualmente para viagens - vaivém espacial, Soyuz, Progress, ATV e HTV - estarão ligados à Estação Espacial Internacional.
Fonte: NASA

Sem comentários: