terça-feira, 18 de janeiro de 2011

O Robô Curiosity vai procurar indícios de vida em Marte

Técnicos e engenheiros da NASA posicionam SAM, o instrumento de análise de amostras em Marte, para a sua instalação no interior do robô Curiosity, que se encontra voltado ao contrário. A imagem foi obtida em 6 de Janeiro de 2011.

Técnicos e engenheiros da NASA instalam SAM no robô Curiosity

Sam é o maior dos 10 instrumentos científicos da missão Mars Science Laboratory, que analisará amostras de rochas de Marte, solo e atmosfera para obter informações sobre os produtos químicos que são importantes para a vida e outros indicadores químicos sobre ambientes passados e presentes. Uma das suas principais actividades é procurar compostos de carbono, moléculas orgânicas, que estão entre os blocos de construção da vida na Terra.
O instrumento inclui três ferramentas de laboratório para análise química, além de mecanismos de manipulação e processamento de amostras
Para as análises químicas, SAM tem um espectrómetro de massa, um cromatógrafo a gás e um espectrómetro laser. Para a manipulação de amostras SAM conta com 74 copos de amostra para o transporte de amostras de pó para dois fornos. O braço robótico do Curiosity  fornecerá amostras em pó, perfuradas em rochas ou escavadas no solo, para tubos situados no cimo do robô. A maioria das amostras será aquecida em fornos a cerca 1000 graus. As amostras atmosféricas são tiradas através de portas separadas, no lado do robô.

Robô Curiosity procura provas de vida em Marte (reprodução artística)

O robô Curiosity será lançado da Flórida, entre 25 de Novembro e 18 de Dezembro de 2011, como parte da nave espacial da missão Mars Science Laboratory.  A nave vai entregar o robô à superfície de Marte, em Agosto de 2012.
Durante a missão, com uma duração prevista de um ano marciano (dois anos terrestres), os cientistas vão investigar se as condições ambientais têm sido favoráveis à vida microbiana e à preservação das evidências de vida, se ela existisse.
Fonte: NASA

Sem comentários: