sábado, 29 de janeiro de 2011

Nave russa Progress a caminho da ISS

Ontem, 28 de Janeiro, um foguete Soyuz foi lançado com a nave de carga russa Progress 41 para a Estação Espacial Internacional, a partir do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. A nave Progress M-09M, carregada com equipamentos, um propulsor, água, oxigênio e ar, vai juntar-se à japonesa Kounotori 2, que já se encontra acoplada à ISS. A chegada está prevista para domingo, 30 de janeiro.
A nave transporta, ainda, o microssatélite Kedr, com uma massa de 30 quilos, que será posto em órbita pelos cosmonautas russos Oleg Skripochka e Dmitri Kondratiev durante a caminhada que devem realizar em 16 de fevereiro.
Durante meio ano, o microssatélite, criado por universitários para radioamadores, enviará 25 mensagens de saudação em 15 idiomas, fotografias da Terra, assim como informação sobre o funcionamento do seu equipamento científico. Além disso, transmitirá frases pronunciadas por crianças de diversos países por ocasião do 50º aniversário da primeira viagem do homem ao espaço, realizada pelo cosmonauta soviético Yuri Gagarin, em 12 de Abril de 1961.
O vídeo mostra diferentes "visões" do lançamento da Progress russa.


Fonte: ÚltimoSegundo (actualizado em 30/01/2011)

Sem comentários: