terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Espécies invasoras podem provocar extinções em massa

Um estudo da Universidade norte-americana de Ohio publicado na revista “PLoS ONE”, revela que as espécies invasoras podem travar a formação natural de novas espécies e desencadear extinções em massa nos ecossistemas.

Os peixes placodermos desapareceram na extinção em massa no final do período devoniano
Fonte: wikipédia

Alycia Stigall estudou o colapso da vida marinha no planeta entre 378 e 375 milhões de anos atrás, a extinção em massa do final do Devónico, e concluiu que, na realidade, foi uma crise de biodiversidade provocada pelas invasões de novas espécies durante esse período, que impediram a especiação. Da mesma forma, nos ecossistemas modernos, onde as espécies invasoras são agressivas, pode esperar-se uma perda de especiação semelhante, como resultado da crise da biodiversidade moderna.
O nosso planeta atravessa uma crise da biodiversidade e um grande número de espécies invasoras, introduzidas pelas actividades humanas, está a espalhar-se pelo planeta. Neste contexto, a investigação constitui um alerta para o perigo que elas representam na redução da taxa de especiação nos ecossistemas, podendo levar à extinção em massa.
Mais informações em Público.pt

Sem comentários: