sábado, 15 de janeiro de 2011

Pequeno dinossáurio predador, descoberto na Argentina

Uma equipa de paleontólogos descobriu um novo dinossáurio, de pequenas dimensões, que pode ser um antigo antepassado dos terópodes, dinossáurios bípedes carnívoros como o Tyrannosaurus rex. O pequeno animal, denominado Eodromaeus murphi, foi encontrado no "Vale da Lua" da formação Ischigualasto, na Argentina.

Eodromaeus murphi (modelo da cabeça). O estudo aponta que é o antepassado mais antigo dos terópodes
Fonte:Toutube

O novo dinossáurio Eodromaeus murphi, que significa "corredor da madrugada", pesa entre cinco e sete Kg, com 1,2 metros de comprimento. De acordo com as rochas onde foi encontrado, viveu nos primeiros tempos da era dos dinossáurios, há 230 milhões de anos.
Segundo o estudo publicado na revista Science, em 13 de Janeiro de 2011, o Eodromaeus tinha um crâneo semelhante ao dos terópodes, assim como a pélvis e o tronco. Para eles é o antepassado mais primitivo de todo o grupo dos terópodes. Até agora, esse lugar tem sido ocupado pelo dinossáurio contemporâneo Eoraptor.
Eoraptor (reprodução artística). O estudo sugere que é o antepassado mais antigo dos saurópodes - Fonte: wikipédia

Os investigadores compararam os restos fósseis do Eodromaeus murphi com os do Eoraptor lunensis que eles próprios encontraram em 1996, no mesmo local e considerado nessa altura também como antepassado antigo dos terópodes. No entanto, o Eoraptor, além de não ter as características de terópodes descritas para o Eodromaeus, apresenta outras características vistas apenas entre saurópodes. Por isso, Paul Sereno, da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, e Ricardo Martinez, da Universidade Nacional de San Juan, na Argentina, sugerem a classificação do Eoraptor como ancestral antigo dos saurópodes, isto é, dinossáurios herbívoros gigantes, de pescoço comprido como o apatossauro (conhecido antigamente como brontossauro).
O estudo aponta para uma nova árvore genealógica dos primeiros dinossáurios. Para Max Langer, paleontólogo da Universidade de São Paulo, este tema precisa ser melhor estudado. Tudo indica que terópodes e saurópodes eram semelhantes uns aos outros, no início da evolução dos dinossauros.
Na formação de Ischigualasto, datada de há 230 milhões de anos, têm sido encontrados restos de outros animais que mostram que a diversidade de dinossáurios neste período era muito maior do que se pensava.
Fontes: El Mundo  ÚltimoSegundo

Sem comentários: