quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

As inundações de Queensland e a Grande Barreira de Coral

Sedimentos na costa de Queensland ameaçam a Grande Barreira de Coral, na Austrália

Imagem da Costa de Queensland, na Austrália, junto ao Cabo Bowling Green, observada (cor natural) pelo satélite Aqua da NASA, em 4 de Janeiro de 2011.
Os rios transbordaram e inundaram grande parte de Queensland, afectando milhares de pessoas. As suas águas deslocaram crocodilos e serpentes, desalojados dos seus habitats, mas também arrastam e transportam sedimentos que acabam por lançar no mar, junto à costa.
Junto ao Cabo Bowling Green, o Rio Burdekin tingiu de castanho (cor de lama) as águas costeiras e uma espécie de nuvem de sedimentos aproxima-se da Grande Barreira de Coral.
Nos sedimentos que chegam à costa, existem doses elevadas de nutrientes como azoto e fósforo dos adubos, o que aumenta o risco de proliferação de algas tóxicas (vulgarmente conhecido como maré vermelha), o que poderá levar ao encerramento da pesca e das áreas de natação. Grande quantidade de sedimentos também turva a água, interferindo na fotossíntese das plantas marinhas e matando alguns organismos. O grande recife de coral é um ecossistema muito sensível e relevante na vida na Terra, mas também é uma grande atracção turística e fonte de rendimento para a Austrália.
Fonte: Earth Observatory

Sem comentários: