sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Activistas do Sea Shepherd continuam a "atrapalhar" o trabalho dos baleeiros japoneses

Os activistas da Sea Shepherd, com as suas embarcações “Steve Irwin” e o “Bob Barker” estão a perseguir o cargueiro japonês “Sun Laurel” que transporta combustível e mantimentos para abastecer, tentando impedir o reabastecimento da frota nipónica.
Os activistas acreditam que as suas acções têm impedido ou dificultado a caça de baleias nesta época de caça, que começou a 2 de Dezembro, e deverá durar mais dois meses. Os navios japoneses estão a ser observados há 15 dias, com dois dos três navios arpão com os fornecimentos cortados e constantemente em fuga, desde que a organização defensora dos cetáceos os localizou na Antárctida, a 31 de Dezembro.
A pesca comercial à baleia está proibida desde 1986 pela Comissão Baleeira Internacional (IWC, sigla em inglês), à qual Portugal aderiu em 2002. No entanto, alegando fins científicos, o Japão caça várias centenas de animais de diversas espécies todos os anos, sempre "perseguido" no mar pelos activistas da Sea Shepherd que tentam impedir a morte de mais baleias.
No vídeo, Paul Watson fala sobre os confrontos de 9 de Janeiro de 2011.


Fonte: Público.pt

Sem comentários: