quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Evolução estelar em Andrómeda

Durate o Natal de 2010, os observatórios espaciais Herschel and XMM-Newton da ESA observaram Andrómeda, a galáxia em espiral mais próxima da Terra. É uma galáxia semelhante à Via Láctea, ambas com centenas de bilhões de estrelas. Combinadas, estas imagens mostram todas as fases do ciclo de vida estelar.

Andrómeda em infravermelho e raios X - Crédito: ESA

A imagem infravermelha de Herschel mostra nuvens de poeira e gás frio no interior das quais se podem formar estrelas.Vista em luz visível, Andrómeda mostra um grande anel de poeira rodeando o centro da galáxia. Alguns astrónomos especulam que este anel se formou em consequência de uma recente colisão com outra galáxia. Na nova imagem em infravermelho do Herschel, M31, como também é conhecida, revela mais detalhes, com pelo menos cinco anéis concêntricos de poeira de formação de estrelas.
A imagem óptica de Andrómeda mostra estrelas já formadas, luminosas e cintilantes vistas da Terra.
Quando observada pelo Observatório XMM-Newton, a imagem em raios X de Andrómeda mostra o violento fim da evolução estelar, no qual estrelas individuais explodem ou pares de estrelas estão envolvidas numa luta gravitacional até à morte. XMM-Newton destaca centenas de fontes de raios-X dentro da galáxia, muitas delas agrupadas em torno do centro, onde as estrelas estão naturalmente mais aglomeradas.
Ambas as imagens de infravermelho e raios-X mostram a informação que é impossível recolher a partir do solo, pois estes comprimentos de onda são absorvidos pela atmosfera da Terra. A luz visível mostra as estrelas adultas, enquanto que a infravermelho revela as jovens e os raios-X mostram as estrelas em fim de vida.
Fonte: ESA

Sem comentários: