quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Cicatriz de Júpiter em infravermelho

Júpiter em infravermelho, mostrando os restos do impacto de um asteróide, em 19 de Julho de 2009

Imagens de Júpiter em infravermelho, obtidas pelo Telescópio de Infravermelho Facility, em Mauna Kea, no Havaí, mostrando os detritos do impacto na atmosfera do planeta, depois de um objecto ter batido na atmosfera em 19 de Julho de 2009. De acordo com dois artigos publicados recentemente na revista Icarus, foi um asteróide rochoso do tamanho do Titanic.
A imagem da esquerda foi tirada em 20 de Julho de 2009, e a imagem da direita foi tirada em 16 de Agosto de 2009. O impacto e suas conseqüências podem ser vistas como o ponto brilhante no canto inferior esquerdo da imagem de 20 de Julho e como a mancha brilhante no canto inferior esquerdo da imagem de 16 de Agosto. Nesta data, os destroços haviam sido separados pelos ventos de Júpiter e espalhados numa extensão maior.
As imagens foram obtidas em comprimentos de onda da radiação cerca de 2,1 microns. Os cientistas atribuíram a cor branca para mostrar as elevadas concentrações de detritos. A Grande Mancha Vermelha, uma tempestade gigante, pode ver-se de cor laranja no lado direito do planeta.
Fonte: NASA

Sem comentários: