Ham antes de partir para o espaço - Fonte: wikipédia
Em 1957, quando Ham nasceu, a cadela russa Laika fez o seu vôo inaugural, a bordo do Sputnik 2, mas faleceu poucas horas depois da partida, com o stress e as altas temperaturas.
O nome de Ham é um acrónimo do laboratório onde recebeu o treinamento antes de embarcar, o Hollomans'Aero-Medical. Os resultados do seu teste de vôo conduziram à missão do astronauta Alan Shepard que, em 5 de maio de 1961, a bordo do Freedom 7 se tornou a segunda pessoa e o primeiro americano a viajar para o espaço. O primeiro humano foi Yuri Gagarine, em 12 de abril de 1961, a bordo da nave 'Vostok 1.
Após a sua participação espacial, Ham viveu durante 17 anos no Zoológico Nacional em Washington, DC , e depois, no Zoo da Carolina do Norte, onde faleceu a19 de janeiro de 1983.
O Instituto da Patologia das Forças Armadas dos EUA ficou com o esqueleto de Ham para novas pesquisas e, actualmente, está no Museu Nacional da Saúde e Medicina, em Washington DC. O restante do seu corpo encontra-se no International Space Hall of Fame, em Alamogordo, Novo México-EUA.
Sepultura de Ham, em Alamogordo, Novo México
Tal como Ham, muitos animais foram enviados ao espaço, macacos, cães, moscas, aranhas e outros mais. A sua aventura prestou um grande serviço à humanidade, eles ajudaram os cientistas a compreender os efeitos dos vôos espaciais, principalmente da microgravidade, sobre organismos vivos, abrindo o espaço à aventura humana.
Fonte: El Mundo /Wikipédia
Sem comentários:
Enviar um comentário