sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

As duas faces da galáxia Whirlpool

Aspectos diferentes da Galáxia espiral M51, conhecida como a Galáxia Whirlpool, observada pelo Telescópio Espacial Hubble, da NASA.

Crédito da imagem NICMOS: NASA, ESA, M. Regan and B. Whitmore (STScI), and R. Chandar (University of Toledo)
Crédito da imagem ACS: NASA, ESA, S. Beckwith (STScI), and the Hubble Heritage Team (STScI/AURA)

A imagem da esquerda, obtida em luz visível, mostra uma galáxia em espiral típica, destacando-se nos seus braços regiões rosa de formação de estrelas e brilhantes aglomerados de estrelas azuis.
Na imagem da direita, a maior parte da luz das estrelas foi removida, e pode ver-se a estrutura de poeira da galáxia Whirlpool, como se fosse vista perto da luz infravermelha. Assemelha-se a um redemoinho de poeira rodando em direção do núcleo da galáxia e que lhe deu o nome - Whirlpool.
O mapa da poeira da galáxia foi obtido combinando imagens em luz visível com outras tiradas próximo do infravermelho. Na estrutura vermelha da poeira notam-se milhares de pequenos aglomerados de estrelas, cada um com cerca de 65 anos-luz de largura e que nunca tinham sido vistos, cobertos por densas nuvens de pó que não os deixam ver à luz visível.
O conhecimento das estruturas internas de poeira das galáxias fornece informações importantes, que permitem aos astrónomos uma melhor compreensão do colapso de gás e poeira na formação das estrelas.
Fonte: NASA

Sem comentários: