domingo, 23 de janeiro de 2011

Dunas da cratera de Arkhangelsky, em Marte

Dunas da cratera Arkhangelsky, em Marte - Crédito: NASA / JPL / University of Arizona

Dunas observadas no chão da grande e degradada cratera Arkhangelsky , no hemisfério Sul de Marte. A imagem foi obtida através da câmara HiRISE, a bordo do Mars Reconnaissance Orbiter, em 28 de Setembro de 2010.
A maior parte das dunas visíveis na imagem total são dunas barcana, em forma de maeia-lua. Orientam-se de acordo com a direcção do vento. Neste caso, as dunas indicam que a direção do vento é de Sul-Sudeste para Norte-Noroeste.
São claramente visíveis as estruturas de fluxo do pó nas dunas, ao contrário do fundo rochoso da cratera. Quando a fina camada de pó brilhante que cobre as dunas é removida, dunas relativamente escuras, por redemoinhos de poeira, há um claro contraste entre a superfície das dunas recém-limpa e no resto da duna.
Geologia Eólica (Aeolian geology) é o estudo das formas de relevo formadas pelo vento (Aeolus ou Eolus é o deus do vento na mitologia grega). Em Marte, onde outros processos como a erosão fluvial, vulcanismo e fenómenos tectónicos são lentos, intermitentes ou não ocorrem na época actual, a actividade eólica é o processo geológico mais dinâmico em áreas não-polares.
Fonte: HIRISE

Sem comentários: