quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Inundações em Queensland vistas pelo satélite Aqua


Imagem captada pelo satélite Aqua da NASA, em 4 de Janeiro de 2011, mostrando a inundação da bacia do Rio Fitzroy, em Queensland, na Austrália, agravada pela confluência das águas dos Rios Mackenzie e Dawson.


O satélite Aqua observou a mesma região, em 14 de Dezembro, antes das cheias. O contraste entre as duas imagens permite aperceber a gravidade da situação, que já afectou mais de 200 mil pessoas em 40 comunidades, em particular a cidade de Rockhampton, atravessada pelo Rio Fitzroy.
As imagens foram feitas com a cor verdadeira e luz infravermelha, para destacar a presença de água no solo. De um modo geral a água é preta neste tipo de imagens, mas aqui os rios surgem azuis revelando a contaminação por sedimentos arrastados pelas suas águas. Estas águas vão parar ao mar e encontram, mesmo na sua frente, a Grande Barreira de Coral, tal como se pode ver nestas imagens para o Rio Fitzroy.
De acordo com os Serviços de Meteorologia da Austrália, estas inundações são consequência do fenómeno climático, conhecido por La Niña, que nesta temporada tem causado chuvas torrenciais bastante fortes, depois de alguns anos de seca.

Sem comentários: