O "abutre Mossad" (Gyps fulvus) libertado pelas autoridades sauditas - Fonte: wikipédia
Segundo o ornitólogo israelita Yossi Leshem, que marcou o abutre e instalou o seu receptor de rádio, já é a terceira apreensão de um pássaro rastreado por cientistas israelitas, em três décadas. No final de 1970, as autoridades sudanesas detiveram um Abutre do Egipto, e no início de 1980, um Pelicano Branco foi capturado no mesmo país.
No final de 1970, as autoridades sudanesas detiveram um Abutre-do-Egipto (Neophron percnopterus)
Fonte: wikipédia
No entanto as notícias sobre a libertação do abutre referem que ele será libertado sem o dispositivo. Este será enviado por correio para Israel. Para o pesquisador Yossi Leshem é "uma pena", porque os dados das aves rastreadas são valiosos.
No início de 1980, um Pelicano Branco (Pelecanus onocrotalus) foi capturado no Sudão - Fonte: wikipédia
Apesar de tudo, o cientista refere que no Médio Oriente as aves não são sempre fonte de desentendimento. Existem alguns estudos de aves realizados em colaboração por cientistas da Israel, Palestina e Jordânia, como por exemplo o recente projecto de uso de corujas e peneireiros para captura de roedores em quintas israelitas e palestinas, um processo biológico de combate aos ratos, evitando a contaminação dos solos e alimentos por produtos químicos.
Ninhada de corujas das torres (Tyto alba). São excelentes controladores de pragas de roedores (noite)
Fonte: wikipédia
Peneireiro-comum (Falco tinnunculus). São excelentes controladores de pragas de roedores (dia)
Fonte: wikipédia
Fonte: Science
Sem comentários:
Enviar um comentário