sábado, 15 de janeiro de 2011

Arquitecto russo cria hotel contra catástrofes naturais

Inspirado no aquecimento global e no consequente aumento do nível do mar, o arquitecto russo Alexander Remizov realizou um projecto de hotel totalmente sustentável e à prova de catástrofes.
O projecto chama-se "Arca" e foi concebido em parceria com a empresa alemã Remistudio.
O edifício pode ser construído em terra ou no mar, em 3 ou 4 meses e, segundo o arquitecto,  pode resistir a terramotos, maremotos, furacões e outro tipo de fenómenos naturais. Foi desenhado para ser totalmente autosuficiente, graças a um sistema de geradores de energia solar e eólica.


O hotel ocupa cerca de 14 mil metros quadrados e pode albergar 10 mil pessoas. A sua forma em concha permite uma melhor distribuição de peso. Possui um ambiente de estufa que ajuda na melhoria da qualidade do ar e no fornecimento de alimentos e tem um sistema próprio de abastecimento de água.
Tal como é descrito no projecto "é uma construção bioclimática equipada com um sistema autónomo de suporte de vida, concebido como uma resposta possível à mudança climática no planeta. O objetivo foi criar um ambiente saudável e confortável para os humanos"
Fonte: DN Ciência

Sem comentários: