sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Foma do cavalo-marinho é própria para caçar

De acordo com um estudo publicado na revista Nature Communications, os cavalos marinhos evoluiram para uma forma curva, parecida a um cavalo, para caçar melhor.

A forma do cavalo-marinho ajuda-o na caça - Fonte: wikipédia

O cavalo-marinho é um peixe que descende de um antepassado do peixe-pipa ou peixe-agulha, Syngnathoides biaculeatus, da mesma família e que tem o corpo recto. O cavalo-marinho foi adaptando a sua morfologia até se parecer com os cavalos, com uma posição da cabeça inclinada em relação ao tronco, terminando numa boca alongada.
Os cientistas Sam Van Wassenbergh, Gert Roos e Lara Ferry estudaram o processo de caça do peixe-pipa e do cavalo-marinho e afirmam que o processo evolutivo do cavalo-marinho se verificou de modo a melhorar as suas capacidades como predador.

O peixe-pipa nada, perseguindo as suas presas - Fonte: wikipédia

Os cavalos-marinhos não são bons nadadores, com apenas uma barbatana dorsal e duas peitorais pequenas. Por isso são predadores que ficam escondidos e camuflados nas ervas marinhas, à espera que o alimento passe por ele, pequenos camarões e larvas de peixes, movendo rapidamente a cabeça para alcançar as presas e sugando-as. A sua forma em "S" ajuda o movimento rápido da cabeça.
Os peixes-pipa, de corpo alongado e direito, bons nadadores, têm uma estratégia de alimentação diferente, deslocam-se nadando atrás das presas e já não é tão importante a rapidez de movimento da cabeça.


Fonte. Público.pt / El Mundo

Sem comentários: