quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Viagens de tartarugas-couro reveladas por transmissores

Vinte e cinco tartarugas-couro foram seguidas, via satélite, durante cinco anos pelos biólogos da Universidade de Exeter, do Reino Unido. Os cientistas acompanharam o movimento da maior colónia de reprodução do mundo no Gabão, África Central, enquanto as tartarugas voltavam para áreas de alimentação em todo o Atlântico sul.

Tartaruga-couro escava o ninho na areia quente e põe os ovos que, depois, tapa, regressando ao mar 
Fonte: wikipédia

A tartaruga-couro, Dermochelys coriacea, é uma das maiores e mais pesadas, sendo também uma das mais antigas do planeta e que mergulha mais fundo no oceano. Viaja constantemente entre as costas de África, onde se reproduz, e a América do Sul, onde se alimenta.

Os pesquisadores acompanharam a viagem das tartarugas entre a África e a América do Sul, usando transmissores. A clorofila A é usada pelos cientistas como um indicador da quantidade de alimentação nuna área. - Fonte

Neste estudo, os cientistas descobriram três rotas de migração claras por áreas de alimentação, rotas escolhidas pelas tartarugas-couro, incluindo uma travessia de quase 8 mil Km pelo Atlântico Sul, entre a África e a América do Sul.
 Os mapas das suas viagens, publicados hoje na revista Proceedings of the Royal Society B, serão um importante meio para documentar e preservar estas criaturas raras no Oceano Atlântico, de acordo com os cientistas envolvidos. No Pacífico, o número de tartarugas diminuiu muito nas últimas décadas, presas e afogadas em redes de pesca. A colheita de ovos de tartaruga é outro dos possíveis factores de risco.
Fontes: Guardian / Estadão / Estudo publicado

Link relacionado:
Viagens das tartarugas-de-couro no Atlântico Sul deixaram de ser um mistério

Sem comentários: