segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Vulcão do Monte Shinmoedake em actividade

O vulcão do Monte Shinmoedake, do complexo de Kirishima, na ilha de Kyushu, no sul do Japão, entrou em actividade na manhã de 26 de Janeiro. Kirishima é um grande grupo de mais de 20 vulcões localizado a norte da baía de Kagoshima.

Imagem do vulcão do Monte Shinmoedake, obtida pelo satélite Terra, da NASA, em 26 de Janeiro de 2011, mostrando nuvens de cinzas deslocando-se para sudeste do vulcão. As nuvens de cinzas finas são cinzentas enquanto as nuvens mais espessas são brancas. As áreas florestadas são verde escuro e os campos agrícolas (sobretudo campos de arroz), nas zonas urbanas, são pardos.Crédito: NASA/Goddard Space Flight Center

O vulcão, a 1421 metros de altitude, lançou grandes quantidades de cinzas e fragmentos de rochas de lava incandescente (conhecida como uma erupção estromboliana), obrigando a evacuar a localidade mais próxima, Takaharu. Esta erupção tem causado alguma perturbação nos voos aéreos domésticos do Japão. No entanto, as autoridades da Agência Meteorológica do Japão não esperam que o vulcão possa ameaçar vidas e propriedades.
Nos vídeos, erupções espectaculares do Shinmoedake (melhor em HD).


Neste vídeo podem observar-se fluxos piroclásticos e nuvens vulcânicas de várias cores.


Aqui notam-se claramente as explosões estrombolianas na abertura da cratera.


Fonte: Earth Observatory

Sem comentários: