quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Fósseis de Tecodonte e Dicinodonte, predador e presa muito próximos, em Rio Grande do Sul, no Brasil

Paleontólogos da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), encontraram o fóssil de um tecodonte e de um dicinodonte, muito perto um do outro, em Paraíso do Sul, na região central do Rio Grande do Sul. Os animais viveram no período do Triássico Médio, há cerca de 238 milhões de anos.

Dicinodonte (ilustração) apresentava tamanhos variados, que iam desde a dimensão de um rato até à de um bovino.
Fonte: wikipédia

Os restos fósseis de Tecodonte encontrados revelam um animal com perto de 3 metros de comprimento, quadrúpede e carnívoro, que tinha o dicinodonte como uma das suas presas favoritas. O dicinodonte era um herbívoro caracterizado por ter dois dentes salientes.
O Tecodonte é um termo originalmente usado para descrever um conjunto diverso de arcossauros, répteis que apareceram pela primeira vez no Permiano e floresceram até ao fim do período Triássico. O grupo inclui os ancestrais dos dinossauros (incluindo aves), pterossauros e crocodilianos, bem como uma série de outras formas extintas.

Tecodonte (ilustração), predador de há 238 milhões de anos

De acordo com os pesquisadores, os dois animais terão sido vítimas de um mesmo acontecimento climático, como uma seca ou inundação.
Em Maio de 2010, foi anunciada uma descoberta semelhante. Num vale do município de Dona Francisca, na região central do Estado do Rio Grande do Sul, foi encontrado o fóssil bem conservado de um tecodonte de 238 milhões de anos. Supõe-se que este animal tenha sido soterrado por uma avalanche pouco tempo após a morte.
De acordo com os especialistas, os fósseis encontrados na região trazem novas informações sobre a anatomia e evolução dos répteis, mas também vão revelando, pouco a pouco, o surgimento dos mamíferos e o processo de evolução que levou até à criação da espécie humana.
O vídeo está relacionado com fóssil de Tecodonte encontrado no início de 2010.


Fonte: Estadão

Sem comentários: