quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Novo programa EDGE de conservação dos corais

Cientistas e ambientalistas da Sociedade Zoológica de Londres identificaram 10 das espécies de coral mais ameaçadas e que correm maior risco de extinção. Para estas espécies de coral são defendidos planos de conservação baseados em estratégias locais.
As 10 espécies foram cuidadosamente seleccionadas entre as 32 espécies de corais Scleractinian de todo o mundo, que foram adicionados à nova lista da EDGE.

Coral Cogumelo (Heliofungia actiniformis), encontrado nos oceanos Índico e Pacífico
Fonte: wikipédia

O novo programa de conservação de Recifes de Coral EDGE abrange as espécies de corais duros (ordem Scleractinian), que formam as estruturas de carbonato de cálcio do recife e como tal são a própria base do ecossistema de recife, mas um terço de todas as espécies de coral Scleractinian estão listadas como ameaçadas.
O Programa EDGE dá prioridade a espécies mais ameaçadas globalmente e também mais diferenciadas em termos de evolução. O seu objetivo é dar visibilidade a essas espécies e catalisar acções de conservação para garantir o seu futuro. Cada ano, algumas destas espécies mal conhecidas e negligenciadas são seleccionadas com vista à sua conservação. Para a EDGE, a melhor estratégia de conservação é investir nos países onde ocorrem as espécies ameaçadas, através do apoio e treinamento de cientistas locais e profissionais de conservação e na implementação de medidas de preservação.

Acropora palmata, importante na construção dos recifes de coral no Caribe
Fonte: wikipédia

No novo programa de conservação dos corais, os especialistas da EDGE vão concentrar os esforços no "triângulo dos corais" nas Filipinas, na região do Canal de Moçambique (porção do Oceano Índico situada entre a África Oriental e Madagascar) e no Caribe, ajudando a construir em cada país a capacidade de conservação dos recifes de coral e iniciar as acções de conservação para estas espécies.
Os recifes de coral são os ecossistemas marinhos mais diversificados do planeta, mas estão ameaçados de extinção funcional (quando a população deixa de ser viável) nos próximos 20-50 anos, pelo aumento das temperaturas dos oceanos com as alterações climáticas, o aumento da acidez no mar e, ainda, o excesso de pesca e a poluição.

Coral chagius Ctenella, encontrado exclusivamente nos arquipélagos de Chagos, Maurícias e Reunião
Fonte: wikipédia

A acidificação dos oceanos torna os corais mais frágeis e mais lentos a crescer e pode haver um declínio irreversível nos recifes de coral em 2040, se não houver uma rápida redução das emissões de carbono.
Os recifes de coral já existem há 400 milhões de anos. Mais de meio bilhão de pessoas dependem deles para se alimentar e/ou obter algum rendimento e abrigam cerca de um terço de toda a vida marinha.

Sem comentários: