terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Conservação do urso-pardo em Espanha

O urso pardo (Ursus arctos ) já ocupou toda a Península Ibérica, mas hoje é uma espécie em perigo de extinção. Actualmente vivem em Espanha na cordilheira Cantábrica e nos Pireneus.
Como medida de protecção do urso pardo, o governo espanhol anunciou um investimento de 1,7 milhões de euros na recuperação do habitat do urso.

O urso pardo está ameaçado pela caça ilegal, envenenamento, incêndios, atropelamento - Fonte: wikipédia

No ano passado foram realizados projectos para a recuperação de corredores ecológicos para o urso pardo nas Astúrias, nomeadamente a plantação de árvores autóctones. Para este ano estão previstas outras intervenções de conservação do habitat, como a regeneração natural da floresta para aumentar o habitat do urso na Galiza, para além de medidas de monitorização das populações, análise da diversidade genética e acções de sensibilização junto das populações, especialmente de pastores.
Em Dezembro de 2010, O Grupo de Trabalho do urso pardo e o director-geral do Ambiente e Política Florestal do ministério discutiram políticas e medidas de conservação coordenadas relativamente aos ursos pardos cantábricos e pirenaicos.
De acordo com o presidente da Fundação Urso Pardo (FOP), Guillermo Palomero, 2010 foi um ano magnífico para o urso pardo cantábrico, pois mais de vinte fêmeas tiveram crias. Para além disso verificou-se uma redução na caça ilegal e no número de ursos encontrados envenenados.



Mais informações aqui e aqui

Sem comentários: