terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Robô Opportunity passa o seu sétimo aniversário na cratera Santa Maria

A câmara de alta resolução do Mars Reconnaissance Orbiter da NASA obteve esta imagem do robô Opportunity, na borda sudoeste da cratera Santa Maria, em 31 de Dezembro de 2010, véspera do Ano Novo.

Robô Opportunity na borda da Cratera Santa Maria - Crédito: NASA / JPL-Caltech / Univ. do Arizona

Opportunity está a observar o interior da cratera para melhor conhecer as rochas e o processo de impacto. Santa Maria é uma cratera de impacto, relativamente jovem e com cerca de 90 metros de diâmetro. À sua volta tem blocos de material ejectado. No entanto é suficientemente velha para ter dunas de areia no seu interior.
A cratera de Santa Maria, localizada no Meridiani Planum, está a 6 Km da borda da cratera Endeavour, muito maior e próximo destino da sonda Opportunity.
Opportunity pousou na região de Meridiani Planum de Marte, em 24 de janeiro de 2004, para uma missão inicialmente prevista para durar três meses.
Informações da sonda Mars Reconnaissance Orbiter revelam indícios de sulfatos hidratados na borda sudeste da cratera de Santa Maria. Opportunity vai investigar essa área durante o período entre o final de Janeiro e início de Fevereiro. Nesta altura, Marte está directamente atrás do Sol, da perspectiva da Terra, e as ligações entre a Terra e a nave espacial Orbiter são limitadas. Depois disto, o robô vai deslocar-se até à borda noroeste da cratera Endeavour.
Opportunity e seu gémeo, o Spirit, que passou o seu sétimo aniversário em Marte esta semana (3 de Janeiro), ambos fizeram descobertas importantes sobre ambientes molhados no passado de Marte, que pode ter sido favorável à manutenção da vida microbiana.
Fonte: NASA

Sem comentários: