quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

E a "chuva de pássaros mortos" continua!

Mais 500 aves apareceram mortas numa estrada rural da região de Pointe Coupee, no Louisiana, a 500 Km de distância e dois dias depois de cerca de 5000 aves terem caído mortas no estado norte-americano do Arkansas.

As espécies (encontradas mortas) reunem-se em bandos de milhares de aves para passarem a noite durante os meses de Inverno - Fonte: wikipédia

Um terceiro caso, que está a ser divulgado, verificou-se na Suécia, onde 50 a cem aves foram encontradas mortas, pouco antes da meia-noite de terça para quarta-feira, junto a uma estrada à entrada da pequena localidade de Falköping. Algumas das aves eram gralhas-de-nuca-cinzenta (Corvus monedula).

Algumas das aves mortas, na Suécia, eram da espécie gralha-de-nuca-cinzenta, Corvus monedula
Fonte: wikipédia

Segundo o veterinário do distrito de Falköping, que recolheu algumas aves para análise, "é que as aves foram assustadas pelos fogos-de-artifício e caíram na estrada mas não conseguiram voar por causa do stress. Acabaram por morrer atropeladas".
Para Anders Wirdheim, da Sociedade de Ornitologia sueca, a situação foi agravada pelo facto das aves estarem enfraquecidas, há pouco alimento nos campos pelo inverno rigoroso, o que aumenta a possibilidade de colidirem com diferentes objectos.
Ainda não se conhecem as causas destas mortes, seja nos Estados Unidos ou Suécia. Aparentemente parecem incidentes isolados, mesmo no Arkansas e no Louisiana. Nestes estados também as aves estão a ser analisadas e algumas informações indicam que foram provocados por perturbação e desorientação.
Para os responsáveis da conservação das aves na Audubon Society, uma das mais antigas organizações norte-americanas de Ambiente, em teoria, "as mortes em massa de aves podem ser causadas por fome, tempestades, doenças, pesticidas, colisões com estruturas feitas pelo ser humano ou perturbação humana".
Ricardo Brandão, médico veterinário do CERVAS (Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens) em Gouveia, admite que a morte das aves nos Estados Unidos é "estranha" e, atendendo à sua experiência, considera que o pânico que as aves possam sentir não explica, por si só, um número tão grande de aves mortas em tão pouco tempo. Poderá haver outras causas ainda não detectadas.
Os especialistas da Audubon Society afirmam estar atentos à evolução dos acontecimentos. Tratando-se de casos isolados não representam uma ameaça significativa para as populações destas aves. São mais preocupantes outras ameaças como a destruição do habitat, as alterações climáticas e as espécies invasoras. Muitas espécies comuns de pássaros nos Estados Unidos já estão em declínio devido às actividades humanas.
Fonte: Público.pt

Link relacionado
Autoridades americanas têm em mãos dez casos de mortalidade de aves ainda sem explicação
Mortalidade de aves em Portugal tem causas conhecidas

Sem comentários: