sábado, 8 de janeiro de 2011

Amonites alimentavam-se de plâncton

Exames de raio X em fósseis de Baculites, encontrados nas Grandes Planícies dos Estados Unidos, sugerem que o extinto grupo de invertebrados marinhos a que pertencem, os amonites, tinha mandíbulas e dentes adaptados para comer pequenas presas flutuando na água. Além disso, um dos animais tinha na boca restos da sua última refeição, uma evidência direta de uma dieta de plâncton, um caracol e três minúsculos crustáceos e um dos crustáceos cortado em dois pedaços. Esta dieta pode ser alargada a todos os amonites aptychophoran, que compartilham a mesma morfologia bucal.
Fósseis de amonites, incluindo Baculites (concha longa retratado na vertical), do Cretáceo Superior, depósitos em South Dakota (USA) - Crédito: S. Thurston

A descoberta, publicada na revista Science, também fornece novas pistas sobre a sua extinção há 65.500 anos, no fim do período Cretáceo, quando o impacto de um asteróide levou à extinção os dinossauros e outras espécies. O plâncton também foi destruído em grande parte após o impacto do asteróide. Depois de perder a sua fonte de alimento, os amonites e muitos outros grupos marinhos não conseguiram sobreviver.

O Nautilus, invertebrado marinho, tem uma forma semelhante a muitos amonites, mas é um parente mais distante que as lulas e polvos
Fonte: wikipédia

Os Amonites são parentes extintos de lulas e polvos. Apareceram há cerca de 400 milhões de anos ( início do Devoniano), e tiveram uma radiação explosiva no Jurássico. Os amonites tornaram-se  uma parte tão abundante e diversificada da fauna marinha, que os paleontólogos os usam como "fósseis característicos" para determinar a idade relativa das rochas. De acordo com os resultados da pesquisa, a radiação de amonites aptychophoran (Baculites) pode estar associada com a radiação de plâncton durante o Jurássico.
Até recentemente, o papel dos amonites na teia alimentar marinha era desconhecido. O estudo atual usou microtomografia síncrotron de raios-X digital para reconstruir as bocas de três fósseis encontrados em South Dakota. As três reconstruções tridimensionais são de elevada qualidade, revelando as mandíbulas e dentes na sua forma completa.


Fonte: Estadão / Ammonites dined on plankton

Sem comentários: