terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Icebergs na Antárctida

No mês de Dezembro, enquanto a escuridão cobre o Árctico, a Antárctida é iluminada pelo Sol que faz um circuito por dia em todo o horizonte. Como a luz chega num ângulo baixo, as longas sombras de diferentes icebergs projectam-se no gelo do mar circundante.

Icebergs na Costa da Princesa Ragnhild, na Antárctica Oriental

A imagem foi obtida pelo satélite Terra, em 13 de Dezembro de 2010, e mostra icebergs ao longo da Costa da Princesa Ragnhild, na Antárctida Oriental.
Na imagem podem distinguir-se icebergs com superfícies diferentes, umas são lisas e outras enrugadas. As superfícies de textura rugosa indicam que esses icebergs se originaram fora do litoral, longe desta área e passaram algum tempo boiando sobre o oceano aberto. A acção das ondas de pressão aplicada no fundo e nos lados propagou-se através do gelo até à superfície, fracturando os pontos fracos e formando fendas que foram preenchidas por gelo e neve, que as alargaram ainda mais. Em contrapartida, os icebergs lisos provavelmente formaram-se nesta região e ainda não viajaram para longe.
Os icebergs estão rodeados de gelo de dois tipos distintos - o gelo do mar e gelo rápido. Á esquerda da imagem, o gelo do mar é mais fino, com aberturas que revelam o oceano escuro abaixo. Junto à costa, o gelo rápido forma uma camada mais espessa, embora não tão grossa quanto os icebergs.
Fonte: Earth Observatory

Sem comentários: