quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

O Telescópio Espacial Fermi detecta feixes de antimatéria atirados para a atmosfera por tempestades

Através do Telescópio Espacial Fermi de Raios Gama, cientistas da NASA detectaram feixes de antimatéria produzidos acima de tempestades na Terra, um fenómeno nunca observado antes.
Os cientistas acreditam que as partículas de antimatéria foram formadas num flash de raios gama terrestres (TGF), uma breve explosão produzida dentro das trovoadas e parecem estar associadas com os raios.


Crédito: NASA's Goddard Space Flight Center

Agindo como grandes aceleradores de partículas, as tempestades podem emitir flashes de raios gama, TGFs, e eletrões de alta energia e positrões. Os cientistas acreditam que a maioria dos TGFs produzem antimatéria.
Estima-se que cerca de 500 TGFs ocorrem diariamente em todo o mundo, mas a maioria não são detectados.
De acordo com Michael Briggs, um membro do grupo de monitoramento de explosões de raios gama do Fermi, o GBM, na Universidade do Alabama, esses sinais são a primeira evidência direta de que as tempestades produzem feixes de antimatéria.

O telescópio Fermi foi construído para detectar raios gama, a forma de luz de maior energia. Em Dezembro de 2009, quando Fermi da NASA voava sobre o Egipto, a nave interceptou um feixe de partículas a partir de um flash de raios gama terrestre (TGF), que ocorreu acima do seu horizonte. GBM detectou o sinal de positrões sobre a nave.
Crédito: NASA's Goddard Space Flight Center

Os cientistas já suspeitavam que os TGFs surgiam dos fortes campos eléctricos no topo das trovoadas.
Em determinadas condições, o campo torna-e suficientemente forte que lança uma avalanche de electrões. São electrões de alta energia, que atingem velocidades próximas da luz e que emitem raios gama quando são desviados pelas moléculas de ar. Normalmente, estes raios gama são detectados como TGF.

Trovoadas lançam feixes de partículas no espaço
Crédito: NASA Goddard Space Flight Center / J. Dwyer, Inst Flórida. de Tecnologia
(clic para ampliar)
A cascata de eletrões produz tantos raios gama que eles explodem os eletrões e os positrões  para fora da atmosfera. Isso acontece quando a energia de raios gama se transforma num par de partículas: um eletrão e um positrão. São estas partículas que atingiram a órbita do Fermi.
A detecção de positrões mostra que muitas partículas de alta energia são ejectadas da atmosfera. Os cientistas admitem agora que todos os TGFs emitem feixes de eletrão / positrão.
A descoberta vai ser publicada na revista Geophysical Research Letters.
Fonte: NASA / Estadão

3 comentários:

Anónimo disse...

Como assisto o vídeo com ese barulho ao fundo em seu blog?

Recursos Educativos disse...

Qual é o problema?

tulio disse...

bom, a anti materia pode ser bastante util em um futuro proximo,poderia acabar com o lixo, e assim reduziria bastante a poluição