quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Saturno e Titâ nas suas cores naturais

Uma lua gigante na frente de um planeta gigante, passando por mudanças sazonais, mosaico de imagens de Titã e Saturno captadas pela sonda Cassini em cores naturais, aproximadamente a 778000 quilómetros de Titâ, em 6 de Maio de 2012 - Crédito: NASA/JPL-Caltech/SSI

A NASA apresentou, nesta quarta-feira (29 de Agosto) espectaculares imagens de Saturno e da sua maior lua, Titã, em cores naturais. As imagens da sonda Cassini captam o sistema de Saturno que passa por uma mudança sazonal.
O planeta dos anéis e as suas luas estão muito diferentes de quando Cassini chegou, em 2004. Após a chegada da Cassini, há oito anos, o hemisfério norte de Saturno, no inverno, era azul-celeste. Agora que o inverno está a mudar-se para o hemisfério sul do planeta e o verão para o norte, o esquema de cores está a inverter-se: o azul está a surgir na atmosfera do sul e está a desaparecer do norte.
Esta alteração deve-se, provavelmente, à redução da intensidade da luz ultravioleta e da neblina produzida no hemisfério em que se aproxima o inverno (sul), e o aumento da intensidade de luz ultravioleta e da produção de neblina no hemisfério em que se aproxima o verão (norte).
A redução da neblina contribui para uma tonalidade azulada: há maior oportunidade de dispersão directa da luz solar pelas moléculas no ar, o que torna o céu azul, como na Terra. A presença de metano numa atmosfera agora mais clara também aumenta o azul.

Outra foto mostra o vórtice polar sul de Titã, um turbilhão de gás girando à volta do pólo na atmosfera, que a sonda Cassini observou no início deste ano. A formação do vórtice está provavelmente relacionada com as mudanças sazonais que ocorrem em Saturno, Titã e nas outras luas, segundo dizem os cientistas - Crédito: NASA/JPL-Caltech/SSI
Fonte: NASA

Sem comentários: