segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Incêndio florestal na ilha grega de Chios

Incêndio florestal da ilha grega Chios observado pelo satélite Terra da NASA, em 20 de Agosto de 2012 - Crédito: NASA/Modis(realtime)

Bombeiros gregos tentam apagar um grande incêndio florestal na ilha de Chios, no Mar Egeu Oriental, dificultados por ventos fortes.
O fogo começou sábado (18 de Agosto), e já destruiu cerca de 7.000 hectares de floresta e terras agrícolas, obrigando a evacuar os moradores de nove vilas e aldeias.

Chios é famosa pela produção de mastique, uma goma natural tipo resina, com sabor característico, e produzida apenas pelo lentisco ou aroeira (Pistacia lentiscus) que cresce em algumas partes da ilha. A resina cai em gotas as "Lágrimas de Chios". O fogo já destruiu mais de metade dos pomares de aroeira da ilha.
A resina de aroeira é uma importante fonte de rendimento para os habitantes da ilha, usada como uma goma de mascar natural, especiaria culinária e para fins farmacêuticos.
A resina mastique de Chios tem uma "denominação de origem protegida" da União Europeia, por isso o fogo não só prejudica os agricultores de Chios, mas também põe em perigo a oferta mundial do produto.
Os fogos florestais são comuns durante os verões quentes da Grécia, sendo que alguns são de origem criminosa. Actualmente estão activos mais cinco fogos noutras regiões do país. O governo grego já pediu ajuda de aviões, a Espanha e Itália, para combater as chamas.
Fonte: BBC

Sem comentários: