domingo, 12 de agosto de 2012

Secretário Geral da ONU lança iniciativa mundial para proteger os oceanos

"Compacto Oceanos" visa a protecção das pessoas e a melhoria da saúde dos oceanos - Fonte: wikipédia

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou hoje uma iniciativa para proteger os oceanos contra a poluição, a sobre-pesca e a subida das águas que ameaça centenas de milhões de pessoas. Designada 'Compacto Oceanos', a iniciativa é um apelo à comunidade internacional para salvar os oceanos, que estão "num estado precário", tal como disse Ban Ki-moon neste domingo (12 de Agosto), em Yeosu, Coreia do Sul, durante a conferência que marca o 30.º aniversário da assinatura da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar.
Assim, até 2025, os países deverão fixar objectivos para reduzir as emissões de poluentes que terminam no mar e, pelo menos, 10% das zonas costeiras e marinhas deverão ter medidas de protecção.
'Compacto Oceanos' apela também ao reforço da luta contra a pesca ilegal, para repor as populações marinhas, e à erradicação de espécies exóticas invasoras.
"Os oceanos do mundo são fundamentais para a manutenção da vida no planeta", diz o secretário-geral no 'Compacto'. Mas ele salienta que os seres humanos estão a ameaçar os oceanos de modo irreversível através da pesca excessiva, alterações climáticas e acidificação dos oceanos, aumento da poluição, desenvolvimento costeiro insustentável e impactos indesejados da extracção de recursos, resultando perda da biodiversidade, redução da abundância de espécies, danos nos habitats e perda das funções ecológicas.
Fonte: Compacto Oceanos (em espanhol) via Publico.pt

Sem comentários: