quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Fracturas no interior de crateras de Marte podem indicar a presença de água no passado

Crateras de impacto interligadas Sigli e Shambe, no interior da grande bacia de impacto Ladon, em Marte, observadas pela sonda Mars Express, da ESA - Crédito: ESA/DLR/FU Berlin (G. Neukum)

A sonda Mars Express, da ESA, observou a parte sul de uma cratera de impacto de 440 Km de diâmetro, parcialmente enterrada, conhecida por bacia Ladon, onde se distinguem duas crateras de impacto, Sigli e Shambe, interligadas e percorridas por várias fracturas.
A região, fotografada em 27 de Abril de 2012, mostra evidências significativos de antigos lagos e rios, o que a torna de grande interesse para os cientistas.
Atendendo à forma das crateras Sigli e Shambe, os cientistas acreditam que elas se formaram a partir do mesmo objecto espacial, que se fragmentou em dois mesmo antes de atingir Marte. Posteriormente, as duas foram parcialmente preenchidas com sedimentos. O leito destas crateras apresenta fracturas profundas, assim como outras fracturas mais subtis se notam no leito da bacia de impacto maior. De acordo com os cientistas, resultam da compactação da região provocada por grandes quantidades de sedimentos depositados na bacia de impacto.
Em direcção ao leste das crateras Sigli e Shambe (fundo da imagem, mais à esquerda), assim como noutros locais, podem observar-se camadas de depósitos de tons mais claros. Os investigadores detectaram minerais de argila nestes depósitos, o que sugere uma presença relativamente longa de água líquida no passado da região.
Além disso, acima das duas crateras interligadas (oeste) distinguem-se canais de escoamento, com aspecto ramificado, dirigindo-se para a bacia de impacto maior, mais uma prova que a água já fluiu na região em épocas remotas.
Fonte: ESA

Sem comentários: