sexta-feira, 17 de agosto de 2012

As galáxias também podem ser solitárias

Galáxia irregular DDO 190, a nove milhões de anos luz do sistema solar, observada pelo Telescópio Espacial Hubble, em luz visível e infravermelho. Andrómeda está mais próxima da Via Láctea do que DDO 190 do seu vizinho mais perto - Crédito: ESA/Hubble & NASA

Tal como vivem alguns seres humanos no planeta Terra com nove biliões de humanos, também existem galáxias aparentemente isoladas num universo de milhões de galáxias. O Telescópio Espacial Hubble observou uma dessas galáxias solitárias, de nome DDO 190, captada na imagem acima.
O nosso sistema solar faz parte da grande galáxia espiral Via Láctea, que tem por companhia numerosas galáxias anãs. No entanto, a pequena galáxia irregular DDO 190 não tem vizinhos próximos. Na imagem podem ver-se, em fundo, um grande número de galáxias distantes, espirais, elípticas e outras de formas menos definidas.
DDO 190 apresenta estrelas mais velhas e avermelhadas principalmente na periferia, enquanto o interior é preenchido por uma maior quantidade de estrelas mais jovens azuladas.
Esta galáxia fica a cerca de nove milhões de anos-luz de distância do nosso sistema solar, fazendo parte do grupo de galáxias Messier 94, não muito longe do Grupo Local de galáxias que inclui a Via Láctea.
Mesmo pertencente ao grupo de galáxias, DDO 190 está isolada. A sua vizinha mais próxima é a galáxia anã DDO 187, a uma distância não inferior a três milhões de anos-luz. Em contraste, muitas das galáxias companheiras da Via Láctea, como a Grande e a Pequena Nuvem de Magalhães, situam-se a um quinto dessa distância. Mesmo a galáxia Andrómeda está mais próxima da Via Láctea do que DDO 190 do seu vizinho mais perto.
Fonte: NASA

Sem comentários: