sábado, 25 de agosto de 2012

Tempestade tropical Isaac fez adiar o lançamento de satélites da NASA

A tempestade tropical Isaac move-se no mar das Caraíbas em direcção ao sudoeste da Flórida, onde deve chegar no domingo (26 de Agosto), intensificando para furacão - Crédito: NASA TV

A NASA adiou o lançamento das sondas gémeas Radiation Belt Storm Probes (RBSP) devido à tempestade tropical Isaac, que está a aproximar-se da Flórida e já influenciou as condições atmosféricas na região.
Como medida de precaução, a equipa da missão decidiu retirar o foguetão Atlas V, contendo os dois satélites, para fora da plataforma de lançamento, recolhendo a um hangar de protecção, na Base Espacial da Força Aérea, no Cabo Canaveral, Flórida.
A nova tentativa de descolagem não será antes de 30 de Agosto de 2012. A tempestade tropical Isaac deverá atingir a força de furacão no sudoeste da Florida, domingo (26 de Agosto), de acordo com o Nacional Hurricane Center (NHC) (Centro Nacional de Furacões), onde a tempestade se fará sentir mais.
Actualmente, encontra-se a cerca de 150 Km a leste-sudeste de Guantánamo, em Cuba, com ventos máximos de 95 quilómetros por hora, movendo-se para noroeste, em direcção à Florida.

O foguetão Atlas, contendo no cimo as sondas gémeas RBSP, na base de lançamento da Força Aérea, no Cabo Canaveral, Flórida, na madrugada de 25 de Agosto de 2012. O lançamento foi adiado devido às condições atmosféricas provocadas pela tempestade tropical Isaac - Crédito: NASA TV

Este já é o segundo adiamento de partida para as naves espaciais (RBSP) que vão estudar a perigosa radiação dos dois Cinturões de Van Allen que envolvem o nosso planeta. Sexta-feira (24 de Agosto), um problema no sistema de rastreamento do foguetão Atlas V obrigou a interromper o seu lançamento.
Os cinturões de Radiação Van Allen são regiões de perigosa radiação que podem ser afectadas por fortes tempestades solares, o que pode representar uma ameaça para os astronautas e satélites em órbita, comunicações e infra-estruturas ligadas à energia na Terra. O estudo das sondas pode contribuir para melhorar a previsão do clima espacial.
Fonte: NASA(RBSP) e NASA/Furacões

Sem comentários: