quinta-feira, 23 de agosto de 2012

41 novos planetas Kepler em 20 sistemas estelares

O diagrama mostra os novos planetas em órbita apresentados em verde, juntamente com os candidatos a planetas não confirmados, no mesmo sistema, em violeta. Os sistemas estão ordenados horizontalmente por ordem crescente do número Kepler e designação KOI e verticalmente por período orbital - Crédito: Jason Steffen, Fermilab Center for Particle Astrophysics (clicar na ligação para ampliar)

Dois trabalhos independentes, apresentados recentemente, confirmam 41 novos planetas em órbita em 20 sistemas estelares no campo de visão do Kepler.
Os estudos estão sob revisão científica de pares. Se forem aceites, estes resultados podem aumentar o número de planetas Kepler confirmados em mais de 50 por cento: para 116 planetas hospedados em 67 sistemas, mais de metade dos quais contêm mais que um planeta.
As duas equipas de investigação usaram dados do Telescópio Espacial Kepler da NASA, que mede reduções no brilho de mais de 150.000 estrelas, para procurar planetas em trânsito.
Dezanove dos novos sistemas planetários validados têm dois planetas próximos em órbita e um sistema tem três. Cinco dos sistemas são comuns aos dois estudos independentes.
Os tamanhos dos planetas variam entre o da Terra e mais do que sete vezes o raio do nosso planeta. De um modo geral, orbitam muito perto das suas estrelas, o que os torna mundos quentes e inóspidos.
Mais informações sobre os resultados nos estudos publicados online em:
  J Steffen et al, 2012, Transit Timing Observations from Kepler: VII; and,
Ji-Wei Xie, 2012, Transit Timing Variation of Near-Resonant KOI Pairs 
Fonte: NASA

Sem comentários: