quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Mergulho em profundidade de corvo-marinho é filmado

Corvos-marinhos (Phalacrocorax atriceps) no sul da costa argentina - Fonte: wikipédia

Uma equipa de pesquisadores da Wildlife Conservation Society (WCS) e da National Research Council da Argentina conseguiu filmar uma ave marinha na América do Sul, durante o seu mergulho a alta velocidade até ao fundo do oceano para se alimentar.
Os cientistas colocaram uma pequena câmara num corvo-marinho imperial (Phalacrocorax atriceps) e viram como ele foi capaz de mergulhar 150 metros em 40 segundos. O filme mostra como, no fundo do mar, a ave explora uma vasta área em busca de alimento e encontra um peixe em pouco mais de um minuto, regressando à superfície 40 segundos mais tarde, para comer a sua presa.
De acordo com os pesquisadores, é a primeira vez que é possível testemunhar as técnicas de alimentação surpreendentes destas aves, registando o seu comportamento subaquático com câmara. ( ver vídeo no youtube).
O filme foi realizado na área protegida costeira de Punta León, na Patagónia, Argentina, que é o lar de mais de 3.500 casais destas aves.
Os investigadores têm estudado o comportamento alimentar dos corvos-marinhos na região, nos últimos dez anos, e utilizam ferramentas tecnológicas de ponta, tais como GPS e outras, para monitorar 400 deles.
Os ambientalistas esperam identificar áreas de alimentação prioritárias, para ajudar a projectar novas áreas protegidas e compreender as condições ambientais que afectam as populações de corvos-marinhos.
Fonte: BBC

Sem comentários: