quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Nesta sexta-feira a Lua é azul

Esta pequena Lua é acinzentada, amanhã será uma Lua Azul (AA)

Nesta sexta-feira, 31 de Agosto de 2012, será a Lua Cheia, e é a segunda vez que acontece este mês. A primeira Lua Cheia foi em 1/2 de Agosto. Segundo a cultura popular, sempre que existe duas luas cheias num mês, a segunda é a "Lua Azul".
Desde 2000, só houve sete “luas azuis”, a última foi em Dezembro de 2009 e, depois desta sexta-feira, a próxima será em Julho de 2015.
Será que a "Lua Azul" é mesmo azul? Provavelmente não. Na maioria dos casos é cinzenta ou branca, semelhante a qualquer Lua Cheia, não interessando se é a primeira ou a segunda vez que aparece no mês.
No entanto, por vezes, em determinadas circunstâncias a Lua pode ficar mesmo azul, por exemplo, durante erupções vulcânicas.
Em 1883, várias pessoas viram luas azuis quase todas as noites, depois da catastrófica explosão do vulcão Krakatoa, na Indonésia. Isso aconteceu porque as nuvens de cinzas subiram para o topo da atmosfera da Terra e funcionaram como um grande filtro azul que mudou a cor da Lua. Algumas das partículas tinham o mesmo tamanho que o comprimento de onda da luz vermelha e dispersaram a luz vermelha, deixando passar a azul, e a Lua ficou azul.
Também foram vistas luas azuis noutras erupções como do vulcão Chichón no México, em 1983, Monte Santa Helena, em 1980 e Monte Pinatubo, em 1991.
As partículas resultantes dos incêndios florestais também podem provocar um efeito semelhante. Neste mês de Agosto, seco e quente, tem havido muitos incêndios florestais nos Estados Unidos. Se houver produção de partículas com um micrómetro de tamanho, a Lua Cheia pode ser azul nesta sexta-feira, de acordo com a NASA.
Mas se a Lua ficar vermelha, em vez de azul, também não é para estranhar. Muitas vezes, quando a Lua está baixa, ela parece vermelha, pelo mesmo motivo que o pôr-do-sol é vermelho. A atmosfera está cheia de aerossóis que dispersam a luz azul, deixando passar o vermelho. Por isso, o "vermelho das Luas Azuis é muito mais comum que o azul das Luas Azuis".
O melhor é confirmar, e espreitar a Lua na próxima sexta-feira (31 de Agosto), depois dela nascer, por volta das 19h47 (hora de Lisboa).


Sem comentários: