sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Tempestade tropical Gordon pode atingir os Açores na noite de domingo (19 de Agosto)

Tempestade tropical Gordon observada pelo satélite Terra da NASA sobre o Oceano Atlântico. Se continuar a mover-se na mesma direcção, deverá atingir os Açores na noite de domingo, 19 de Agosto - Crédito: NASA Goddard MODIS Rapid Response Team

O satélite Terra da NASA observou a tempestade tropical Gordon, ontem (16 de Agosto), a mais recente formada na temporada 2012 de furacões no Atlântico. Gordon intensificou para uma tempestade tropical na madrugada desse dia.
Na sexta-feira, 17 de Agosto de 5:00 EDT (9:00 UTC), os ventos máximos de Gordon estavam perto de 100 km/h, com rajadas superiores. O Centro Nacional de Furacões (NHC) observou que Gordon ainda pode tornar-se um furacão brevemente, no fim de semana de Agosto 18-19.
Gordon é uma pequena tempestade, de ventos com força de tempestade tropical, estendendo-se 95 km a partir do centro e, principalmente, para o norte-nordeste. Actualmente, situa-se a cerca de 1100 milhas (1800 km) a oeste dos Açores, onde deve chegar na noite de domingo (grupo oriental).
A tempestade está a mover-se em direcção a leste, perto de 30 km por hora, e espera-se que continue nessa direção geral. Uma área alongada de baixa pressão, sobre o nordeste do Oceano Atlântico, vai orientar Gordon um pouco para o sul e leste no próximo par de dias.
Embora se espere que Gordon se mova sobre águas um pouco mais frias, que dificultam o desenvolvimento da tempestade, os modelos de computador usados ​​pelo Centro Nacional de Furacões ainda indicam que Gordon pode tornar-se um furacão, mesmo apenas por um curto período de tempo durante o próximo par de dias, assumindo depois características de tempestade extra-tropical, antes de alcançar os Açores. Uma tempestade torna-se furacão quando os seus ventos atingem velocidades de 119 Km/hora ou mais.
O NHC indicou que Gordon deveria estar a aproximar-se dos Açores na noite de domingo, 19 de Agosto.
Gordon é a oitava tempestade da temporada de furacões de 2012, que também já teve dois furacões. A National Oceanic and Atmospheric Administration, que administra o NHC, estima que se formarão entre 12 e 17 tempestades nesta temporada, das quais cinco a oito se tornarão furacões.
Fonte: NASA

Sem comentários: