terça-feira, 21 de agosto de 2012

Robô Curiosity estende o seu braço robótico pela primeira vez

Curiosity estendeu, pela primeira vez, o seu braço robótico em Marte e utilizou a câmara de navegação para tirar uma imagem de alta resolução da parte final do braço estendido, em 20 de Agosto de 2012. O dispositivo em revólver, incluindo os instrumentos montados, tem cerca de 60 cm de diâmetro e 30 Kg de peso - Crédito: NASA/JPL-Caltech

O robô Curiosity movimentou o seu braço robótico, pela primeira vez, ontem (20 de Agosto) desde antes do seu lançamento, em Novembro de 2011.
O braço, que tem 2,1 metros de comprimento, manobra um conjunto de ferramentas montadas em revólver, incluindo uma câmara, uma broca, um espectrómetro, uma colher e mecanismos para peneirar e formar amostras de rochas e solo em pó.
O braço será utilizado para obter amostras para o laboratório e colocar outros instrumentos na superfície de Marte. No entanto, ainda terá que ser testado e calibrado antes de recolher amostras para serem analisadas dentro do robô. As manobras de segunda-feira mostram que o braço está a funcionar correctamente. Foi recolhido novamente, como preparação para o primeiro passeio do Curiosity, a realizar brevemente.
Fonte: NASA

Sem comentários: