quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Serpente pitão birmanesa com mais de 5 metros foi encontrada na Florida


Uma serpente pitão birmanesa, com mais de cinco metros de comprimento e 75 quilos de peso, foi encontrada no Parque Nacional de Everglades, na Flórida, Estados Unidos.
Pesquisadores da Universidade da Flórida consideram que é o maior exemplar da espécie já encontrado nesse estado americano. O animal encontrava-se em período de gestação, contendo um número recorde de 87 ovos no seu corpo.
As pitões birmanesas (Python molurus bivittatus), serpentes gigantes constritoras nativas da Ásia, encontram-se agora por todo o sul da Florida. Segundo os especialistas, o tamanho do animal mostra até que ponto esta espécie «invasora» se adaptou bem na região, onde não tem predadores que a ameace.
Nos últimos anos, a população de pitões tem aumentado drasticamente, tanto em número como em dispersão geográfica, causando um forte impacto nas populações de mamíferos dessa área dos Estados Unidos, conhecida por ter um ecossistema único no mundo.
Os Everglades, uma extensa superfície pantanosa que ocupa quase todo o sul da Florida, continha uma grande variedade de mamíferos e aves autóctones. No entanto, as suas populações têm diminuído, sendo cada vez mais raro vê-los. Este declínio coincidiu com a propagação das pitões nos Everglades, libertadas pelas pessoas quando já não podiam cuidar delas, pelo perigo que representavam ou pela grande quantidade de alimentos que exigiam.
Actualmente, como medida de protecção da área, é proibído importar para os USA pitões birmanesas e outras três espécies de grandes serpentes. Além disso, a sua caça foi legalizada.
Fonte: ÚltimoSegundo e Naturlink

Sem comentários: