sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Animais olímpicos: Sarah, a chita mais rápida do mundo

As chitas são os mamíferos terrestres mais rápidos - Fonte: wikipédia

Sarah, uma chita do jardim zoológico de Cincinnati, nos Estados Unidos, acaba de revalidar o título de 'chita mais rápida do mundo', fazendo os 100 metros em apenas 5,95 segundos.
Ao alcançar este resultado, Sarah, com 11 anos de idade, não só conseguiu bater em quase quatro segundos a marca obtida pelo jamaicano Usain Bolt (9,58 segundos), considerado o homem mais rápido do mundo, como também superou a sua própria marca anterior de 6,13 segundos, alcançada em 2009.
As chitas são conhecidas por serem os mamíferos terrestres mais rápidos do planeta. O seu corpo tem as características aerodinâmicas para a velocidade, ultrapassando facilmente os 95 Km/h. Na natureza, as chitas caçam as suas presas perseguindo-as a alta velocidade.
Sarah é considerada extraordinária e, apesar da idade, conseguiu atingir os 98Km/h, a velocidade correspondente ao tempo que ela fez.
Sarah foi cronometrada por uma equipa de investigadores que estava a fazer uma reportagem fotográfica para a National Geographic Magazine. O estudo anatómico de Sarah e o seu novo recorde mundial acabam de ser publicados no Journal of Experimental Biology.
Fonte: DN Ciência

Link relacionado:
Animais olímpicos

Sem comentários: