quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Cientistas criam robô capaz de camuflar-se

Robô com camuflagem é baseado em criatturas marinhas com a mesma característica, como o polvo ou as lulas (reprodução)

Cientistas da Universidade de Harvard criaram um robô capaz de camuflar-se en diversos habitats através de um dispositivo que muda a cor.
A máquina é baseada em criaturas marinhas como o polvo e a lula, que são especialistas em confundir-se com o seu ambiete e, tal como eles, o robô tem uma forma semelhante, com um corpo suave, elástico e de grande flexibilidade.
O novo robô está fabricado com polímeros de silicio e os seus movimentos produzem-se através de um jacto de ar comprimido proveniente de pequenos cilindros situados nas suas "patas". Além de mudar de cor, a máquina também pode bombear líquidos quentes ou frios para conseguir também uma camuflagem térmica, assim como utilizar líquidos fluorescentes para brilhar no escuro, podendo ser detectado mais facilmente em algumas situações.
Segundo os seus autores, além de possíveis aplicações na medicina, pela sua semelhança com tecidos e órgãos, estes robôs também podem ser usados em operações de busca e salvamento, com vantagem sobre os autómatos tradicionais. São sistemas mais simples que conseguem realizar movimentos complexos, o que lhes permite mover-se e adaptar-se a diversos terrenos, para além do seu baixo custo.
A investigação vem publicada na revista Science, em 17 de Agosto de 2012. Stephen Morin, principal autor do artigo, fala sobra a pesquisa e demonstra como funciona o sistema de camuflagem, num vídeo neste endereço.
Fonte: El Mundo.es

Sem comentários: