domingo, 19 de agosto de 2012

Curiosity faz o seu auto-retrato em alta resolução

Auto-retrato do Curiosity, obtido com 20 imagens das câmaras de navegação, na noite de 7/8 de Agosto de 2012 - Crédito: NASA/JPL-Caltech

Um mosaico de imagens, recentemente apresentado pela NASA, mostra com grande nitidez o robô Curiosity e o seu local de aterragem em Marte.
Curiosity fez o auto-retrato em alta resolução utilizando as câmaras de navegação, apenas dois dias depois de chegar à cratera Gale, na noite de 7/8 de Agosto.
A traseira do veículo está na parte superior esquerda da imagem. Podem ver-se duas das três rodas do lado direito, assim como pequenas pedras sobre o convés do robô, atiradas durante o pouso. Ao fundo, é bem visível a borda da cratera onde o Curiosity vai desenvolver a sua investigação.
Durante dois anos ou mais, o robô vai estudar rochas e solos da cratera Gale com os seus dez instrumentos científicos, tentando descobrir se a área já teve condições para abrigar vida microbiana.
O seu objectivo científico principal é o Monte Sharp, com cerca de 5,5 quilómetros de altura, situado na parte central da cratera com cerca de 155 Km de largura. Naves espaciais em órbita detectaram evidências de argilas e sulfatos perto da base do monte, sugerindo a presença de água líquida há muito tempo.
Entretanto, os cientistas da missão continuam a verificar o funcionamento do robô e dos seus instrumentos, por exemplo, testando o laser e movimentando o Curiosity pela primeira vez, num pequeno passeio (400 metros) de ida e volta até Glenelg. Se tudo correr bem, os cientistas admitem que ele possa partir no final do ano em direcção ao Monte Sharp.
Fotografia panorâmica a 360º do robô e cratera Gale neste endereço.
Fonte: NASA

Link relacionado:
Conheça toda a tecnologia do Curiosity

Sem comentários: